6 de set de 2009

O PH E SEUS EFEITOS SOBRE OS CABELOS

Manter os cabelos saudáveis realmente não é fácil. Além de lavar, hidratar e cortar, é preciso ter o controle sobre a química dos fios.

O PH

O ph é o índice que determina a acidez ou alcalinedade de um produto. O conceito de ph foi definido em relação á água em uma escala que varia de 0a 14. A água pura possui o ph igual a 7 o que chamamo de neutro. Produtos que possuem ph acima  de 7 são considerados alcalinos. Produtos que possuem ph abaixo de 7 são considerados ácidos, e quanto menor o ph maior a acidez.

O ph natural para a queratina do cabelo, aquele que faz com que as cutículas fiquem perfeitamente planas e alinhadas é um ph em torno de 4. Quando utilizamos produtos muito ácidos (ph entre 1e 2), assim como produtos muito alcalinos (ph acimade 10), ocorre um inchamento do cabelo, pois as cutículas se abrem. O córtex fica mais exposto, e é dessa forma que os tratamentos químicoa como alisamentos, permanentes e colorações são mais eficazes. Esses produtos são alcalinos. Quando ascutículas estão mais abertas e o cortéx esta menos protegido, dizemos que aumentou a porosidade do cabelo.



0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

HOTWORDS