Pesquisar este blog

29 de set. de 2010

Mitos

Saiba agora o que é verdade ou não na hora de cuidar das madeixas.


1 Cortar o cabelo todo mês faz crescer Esse é um dos maiores mitos, não confunda o cabelo com planta rsrs, as pontas nada interferem na raiz dos cabelos. O cabelo cresce em média 1cm por mês se cortarmos as pontas todo mês o resultado é que teremos o cabelo sempre do mesmo tamanho. O essencial é tirar as pontas a cada 3 meses, eliminando assim as pontas duplas para que o cabelo cresça saudável. 
2 Cortar o cabelo de acordo com a lua 
Os antigos agricultores acreditavam que tudo que era bom para as plantas servia também para os cabelos, dai vem a origem deste mito.Até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo. 
Então cortar o cabelo na lua cheia não aumenta o cabelo e assim por diante.
3 Os cabelos se acostumam com os produtos  
O cabelo não se acostuma com shampoo, creme ou qualquer outro produto. O que geralmente ocorre é que não usamos produtos adequados para nosso tipo de cabelo. Se você não sabe qual produto usar, procure a ajuda de um especialista e aproveite.
4 Agua fria é melhor para o cabelo
Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a oleosidade excessiva. Afinal não precisamos nos sacrificar no inverno, podemos abusar da agua morna.
5 Deixar o creme por horas no cabelo para hidratar
Quantas mulheres não deixam o creme nos cabelos durante o dia inteiro? Meninas isso ao invez de hidratar pode deixar os cabelos oleosos ou ate mesmo resseca-los.
6 Calvície é coisa de idoso
Nada disso, a calvície é mais intensa e mais rápida quando atinge homens jovens. Quanto mais precoce, mais depressa ela se instala. "Já a calvície num homem de 40 anos é mais lenta e, na maioria das vezes, não se estende por todo o couro cabeludo". 
7 A pontinha branca do fio é a raiz 
Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios diários - que passa praticamente despercebida. Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a "raiz" - na verdade o bulbo -, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro. 
8 Desembaraçar os cabelos  debaixo do chuveiro estraga os fios
Quando molhados, os fios tornam-se mais frágeis, penteie sempre após passar o condicionador com pentes largos ou com os dedos. E lembre-se sempre comece das pontas para a raiz.
9 Faz mal lavar os cabelos todos os dias
Lavar os cabelos todos os dias faz parte da rotina da maioria das mulheres brasileiras. Além da gostosa sensação, é uma necessidade para quem vive uma vida agitada, num país tropical. Além disso, ao longo do dia os fios ficam expostos à poluição externa. Portanto, lavar os cabelos todos os dias não faz mal, desde que os produtos utilizados sejam balanceados e adequados ao seu tipo de cabelo. A lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda.
10 Fazer escova estraga os cabelos
A escova é amiga inseparável da maioria das mulheres. As que têm os cabelos mais rebeldes são, praticamente, "viciadas". O uso do secador é sim um processo agressivo, mas que pode ser contornado. Os cabelos são submetidos a uma alta temperatura, além de sofrerem ação mecânica, como tração e rotação. Por isso, necessitam de um cuidado especial e de produtos que ajudem a minimizar estes danos. Desde que respeitadas algumas condições, o secador de cabelos não danifica os fios.
11 Caspa é sinal de sujeira
A caspa é um dos sintomas da dermatite seborreica, e não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene.
12 Seborreia e caspa não tem cura
Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborreia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de medicamentos adequadamente prescritos por dermatologistas. 
13 Usar boné faz cair os cabelos
O uso do boné não faz cair os cabelos mas pode, em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia inteiro, agravar condições de patologia capilar, favorecendo a queda dos cabelos. 
14 Lavar os cabelos menstruada faz mal à saúde 
Não há a menor problema entre estar menstruada e lavar os cabelos, isso não causa absolutamente nenhum mal à saúde.
15 Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?
O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira pois, a absorção dos hormônios, se ocorrer, será mínima.
16 Pintar o cabelo desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos?
Nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz. Geralmente quem começou a pintar os cabelos mais cedo, o fez porque tinha tendência hereditária ao surgimento de fios brancos.
17 Os shampoos anti-resíduos podem ser usados diariamente
O aconselhável é usá-los a cada dois meses para evitar o ressecamento dos cabelos, já que eles são recomendáveis para uma limpeza profunda, normalmente realizada antes de químicas fortes. 
    

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

HOTWORDS