Pesquisar este blog

22 de out. de 2009

Você sabe lavar seus cabelos?



Conheça a fundo o que colabora para que suas madeixas tenham a limpeza e hidratação que merecem


São tantos os produtos que o mercado oferece aos nossos cabelos que, na hora de escolher, muitas vezes nos sentimos mais confusas do que aliviadas. No entanto, já que para cada cabeça, há uma sentença, é melhor se direcionar pelo tipo de cabelo que possui e conhecer os componentes do xampu ou condicionador que pretende utilizar. Assim, fazer a opção correta será bem mais fácil.

Para entender melhor as razões para o seu cabelo ter produtos característicos a ele no mercado, é preciso conhecer sua estrutura, que se fundamenta em dois tipos de cargas: negativa e positiva. Respectivamente, xampu e condicionador se funcionalizam da mesma maneira. O primeiro possui carga negativa – aniônica –, e se mantém com a principal função de limpeza. O segundo, carga positiva – catiônica -, e desembaraça, fecha a cutícula dos fios e neutraliza as cargas do cabelo por meio da reposição da camada lipídica, retirada pelo xampu. “É importante utilizar os dois produtos para equilibrar as cargas, mas sempre primeiro o xampu e depois o condicionador, nunca os dois juntos”.

Se você ainda não sabe perfeitamente a que grupo o seu cabelo pertence, é fácil de descobrir. Veja abaixo as principais características de cada um deles, que se diferenciam em diversos aspectos.


Cabelos normais: possuem vida e força, o que proporciona um brilho saudável e o distancia das pontas quebradiças.


Cabelos secos: também são vivos e fortes, mas difíceis de controlar. É o tipo de cabelo mais comum e, por ser ressecado, possui cores opacas e pontas quebradiças, além de ser o culpado pelo surgimento de caspa, em alguns casos.


Cabelos mistos: são, ao mesmo tempo, secos e oleosos. Pode parecer estranho, mas pontas secas e couro cabeludo oleoso é o caso de muita gente.


Cabelos oleosos: O cabelo pode ser forte ou fraco, mas possui uma aparência pegajosa e gordurosa. Esta condição muitas vezes se estende até o couro cabeludo e pode causar excesso de coceira e caspa.
 
Use sempre produtos adequados paraseu tipo de cabelo.
 
Agora que você ja sabe o produto correto para seu cabelo veja como lavá-lo corretamente:
 
Antes de lavar:
  • Antes de entrar no banho, penteie os fios para desatar os nós e eliminar parte da sujeira acumulada.

  • Regule a temperatura da água para morna a fria. Água muito quente resseca que é uma beleza
Usando o shampoo:
  •  Nunca aplique o shampoo diretamente no cabelo. Espalhe primeiro nas mãos e então no cabelo, sempre começando pela raiz.
  •  Use as pontas dos dedos para distribuir o produto na raiz do cabelo, com suavidade. Nunca as unhas!
  • No comprimento e pontas, deslize as mãos unidas, espalhando o shampoo de cima para baixo, mecha por mecha, sem esfregar. Assim evitará quebras.
  •  Para as pontas do cabelo, basta a espuma que vem da raiz. Elas são a parte mais delicada e agredida do cabelo e merecem atenção especial. Nada de embolar o cabelo do alto da cabeça, viu mocinhas?
  • Aplicar o shampoo duas vezes garante a remoção de resíduos. Mas se o cabelo é lavado todos os dias, não precisa repetir a operação.
  •  Não dilua o shampoo em água. Isso faz os ativos perdem sua eficácia.
  • Os cabelos podem ser lavados diariamente, mas não abuse. O excesso de ação detergente remove a hidratação natural dos fios. Para isso não acontecer, prefira produtos para uso diário e seja feliz!
Enxague do shampoo:

  •  deixe a água escorrer da raiz as pontas. Esfregar é um pecado…
  • remover o shampoo por completo vai garantir o sucesso dos produtos que você aplicar depois.
Usando o condicionador:

  • todo cabelo precisa do condicionador. Sua finalidade principal não é hidratar e sim fechar a as escamas do cabelo que foram abertas pelo shampoo para remover as impurezas.
  •  Espalhe primeiro o produto nas mãos e depois no cabelo, evitando a raiz. Você pode aplicar somente no comprimento e pontas ou a 3 cm da raiz.
  • Separe o cabelo em mechas e aplique o condicionador com movimentos de cima para baixo, como se você estivesse alisando os fios.
  • Aguarde a acão do condicionador por 2 a 3 minutos e então enxágüe completamente.
  • Nem pense em cair na armadilha de deixar um pouquinho do condicionador no cabelo. Isso só faz com que o cabelo fique opaco e resseque ao contato com o sol, poluição e impurezas.
  •  O desembaraço do cabelo deve ser feito ainda no banho, delicadamente, e não depois. Use os dedos ou pente de dentes largos.
  •  Mexa o cabelo ou balance a cabeça para ver se os fios estão soltos e leves. Se preciso, enxágüe até que sinta os fios bem soltos.
Secando o cabelo:

  •  Com uma toalha macia, pressione da raiz às pontas. Não esfregue jamais!
  •  Não faça aquele turbante de toalha. Remova o excesso de água gentilmente com ela.
Pronto… o processo de lavagem está finalizado com sucesso.

Essa é uma lição de casa para todo mundo colocar em prática e ensinar suas clientes. Elas vão notar a diferença e lembrar da gente.
Mas não paramos por aqui. Temos outros grandes aliados, para uma ajuda extra de limpeza, brilho e hidratação: shampoo anti-resíduos, leave-in e máscaras de tratamento intensivo. Mas este já é um outro artigo…rs

E quem já quiser falar deles, entre e fique a vontade. Aguardo suas dicas aqui nos comentários.

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei as dicas vou usar todas mas com moderação e de acordo com minha necessidade.

Gracielle disse...

Que bom, qualquer duvida é so perguntar. Bjos

Postar um comentário

Visitas

HOTWORDS